top of page
logotipo da designer jessica xavier

BRANDING

IELA é uma marca de moda carioca que nasceu de um sonho antigo da estilista e criadora de moda Daniela Vidal. A proposta é ser uma marca de moda atemporal que traga simplicidade nas formas e curvas de cada peça, destacando o borogodó e a beleza de cada uma.

PROJECT:

Através do Branding conseguimos entender quem seria a mulher IELA, onde a marca se posicionaria no mercado de moda brasileiro e qual o diferencial em meio a um setor em crescimento.

Como resultado foi produzido um Guia da Marca com todas as informações necessárias para a aplicação da identidade visual, o posicionamento de mercado, entendimento de quem são seus pares e concorrentes diretos, e as mensagens que a marca busca passar através de sua identidade visual e suas peças.

IELA - brandbook15_edited.png
IELA BRANDING
moodiela.png

Who is this woman?

IELA - brandbook15.jpg
IELA - brandbook16.jpg
IELA - brandbook17.jpg
IELA - brandbook19.jpg
IELA - brandbook20.jpg
WhatsApp Image 2022-05-09 at 20.20_edite
WhatsApp Image 2022-06-24 at 17.49.48.jpeg
WhatsApp Image 2022-06-24 at 17.53.22.jpeg
WhatsApp Image 2022-06-24 at 17.52.37.jpeg
WhatsApp Image 2022-06-24 at 17.57.51.jpeg

BRANDING

Publicação bimestral que tem como objetivo dar voz e registrar o cenário atual da cultura independente no Rio de Janeiro. Posicionando-se como elo entre produtores e consumidores, Brado destaca a troca de conhecimentos que ficaria restrita a determinados grupos e locais.

PROJECT:

Construção da revista, desenvolvendo identidade visual, projeto editorial, até o conteúdo.

Brado branding

Partindo da temática inicial de memórias e narrativas de cidades do século XXI, buscamos um recorte que trabalhasse a cultura na cidade do Rio de Janeiro, com um olhar diferente do habitual. Partindo do real significado dos termos Contracultura, que tem uma ideologia de rejeição e questionamento de valores e práticas da cultura dominante, e Underground, que em suma é um ambiente cultural que busca a desconstrução de padrões comerciais, midiáticos e de moda. Através da pesquisa, constatamos que a produção cultural não tradicional na cidade tem baixo alcance e muitas vezes está limitada a regiões específicas, e mesmo nessas áreas passa despercebida ao olhar cotidiano.

A criação e a renovação cultural acontecem justamente a partir da troca de diferentes ideias, conceitos, experiências e referências. Uma das questões do projeto foi a criação de uma unidade que representasse os artistas e suas estéticas particulares, por pertencerem a nichos e situações diferentes, outro desafio foi produzir algo que gerasse sentimento de pertencimento e desejo, servindo como registro de experiências vividas.

Moodboard do cenário- usado como princip

Scenario Moodboard - used as the main inspiration in the construction of the project.

5a810940519021.57830ee810d3c.jpg

CONCEPT

Como principais inspirações identitárias temos a rua, manifestações culturais como a Tropicália e o movimento psicodélico, além de outras que envolvem mais gestos/manuais, sujar as mãos e projetar o olhar em algo. Procuramos A VOZ, o som, o grito — as letras maiúsculas enfatizam essa característica no título da revista.

Foi realizada uma pesquisa sobre o senso de identidade e o que a torna única, durante o processo de construção da marca que partiu do ponto fora da curva, que achamos tão diferente, mas o formato quadrado deu a sensação de estar preso, para a adoção de manchas de tinta irregulares nos abriu à liberdade de movimento.

braso_Página_06.jpg
braso_Página_08.jpg

Formato A5 (14,8cm x 21,0cm), possui 34 páginas + pôster A2 (42,0cm x 59,4cm) produzido pelo artista convidado. Cada edição tem um tema central e traz bate-papos e recomendações de produtores de conteúdo independentes. Impresso em papel offset de 90g/m2, no sistema 4/4 cores e com tiragem de 500 exemplares por edição, é distribuído em eventos culturais alternativos ou solicitado por email.

THE MAGAZINE

Brado magazine
braso_Página_20.jpg

A produção da revista

1- Coleta/criação de conteúdo
Nesta primeira etapa são realizadas pesquisas (pesquisa documental, pesquisa de campo e conversas com artistas), para se ter um panorama da situação atual da cena cultural underground carioca.

2- Edição e refinamento
Após a imersão, é realizada uma reunião de agenda, onde será discutido o tema da edição e quais artistas se enquadrariam na mensagem que queremos transmitir. Com isso definido, vamos atrás dos escolhidos e caso eles aceitem participar do projeto, agendamos. Feita a entrevista, editamos e refinamos o conteúdo.

3- Produção e distribuição
Com o texto já revisado, iniciamos pela diagramação. Como vamos tratar dos mais variados assuntos e estilos e sabemos que cada produtor de conteúdo é único, optamos por um projeto de mudança, onde haverá variações de tipografia, cor, grade e ícone de sessão. Por outro lado, teremos alguns elementos fixos para manter um padrão.

4- Consumo e inspiração
A partir do momento que o consumidor adquirir a revista, ele terá uma boa dose de referências para se inspirar a produzir e poderá até fazer parte da revista futuramente.

Abaixo estão algumas imagens do processo de desenvolvimento desde o layout da revista até o resultado final da primeira edição.

BRANDING

A Rua Respira é um canal carioca sobre cultura urbana direto da fonte com entrevistas e cobertura de shows. O canal busca trazer um pouco do que acontece no lado B do Rio de Janeiro, movimentos urbanos e personalidades que fazem parte da construção desse imaginário alternativo.

PROJECT:

O objetivo foi expressar na identidade visual a efemeridade presente na rua, nos objetos expostos às intempéries, como placas, grafites e adesivos que se desgastam com o tempo. Quanto às ilustrações em miniatura, inicialmente foram pensadas em uma linguagem mais minimalista, mas em meio a tantas informações na tela acabou não se destacando, por isso foi repensada em mais cores e contrastes, algo mais próximo do graffiti.

A Rua Respira
WhatsApp Image 2022-12-06 at 12.12.08 PM.jpeg

New thumbnail style

bottom of page